segunda-feira, 7 de maio de 2012

El Galeon (Santiago)

El Galeon (Chile)     ★  (Muito Bom)

Comida:    ★   (Excelente)
Lugar:    ★  (Muito Bom)
Serviço:    ★  (Excelente)
Preço: $ $ $ (Caro)


Ao falarmos de El Galeon estamos falando de um clássico de Santiago do Chile. Localizado no mercado municipal de peixes, o Galeon se especializa em tudo o que vem do mar, com destaque para a Centolla, também conhecida como King Crab, que é um caranguejo gigante somente presente em dois lugares do mundo: Chile e Noruega.


Pessoas de Santiago afirmam que antigamente El Galeon não era tão turístico e por este motivo tinha preços mais módicos, mas com a grande quantidade de turistas brasileiro, eles aumentaram os preços. Porém, é considerado o único do mercado com garantia de procedência e se tratando de frutos do mar não é bom arriscar.


Quando estive lá, pedimos de entrada uns Camarões equatorianos ao alho e oleo, estavam sensacionais e lembro até hoje do gosto deles. A porção custa aproximadamente $ 18,00 (dólares) não era gigante mas era bem servida. Também pedimos uma porção de Loco, um fruto do mar só encontrado no Chile, que é suave e bem gostos, vale a pena experimentar já que não existe em nenhum outro lugar. A porção custa aproximadamente $ 13,00 (dólares) e traz 3 Locos bem grandes.


Bom depois disso chegou a hora do grande prato, a Centolla. Pedimos a media, que custa aproximadamente $ 160,00 (dólares), mas nos trouxeram uma grande, o bom é que não cobraram a mais pelo engano, que representaria mais ou menos $ 40,00 (dólares). O prato era enorme e tinha muita carne, acompanhava um pouco de arroz e batata frita, além de uma saladinha, cá entre nos não combinava, já que o que interessava mesmo era a Centolla que estava deliciosa.


O restaurante em si é simples, mas o contexto de estar dentro do mercado o torna muito interessante. Sua decoração é à base de espelhos e as mesas não são grandes mas são agradáveis.

O atendimento é ótimo, sendo a abertura da Centolla é um show à parte, os garçons se esforçam para agradar e assim conquistar o seu 10%, já que diferente do Brasil, eles acreditam que tem que ser bem feito por merecer. Servem também como guias turísticos, recomendando passeios e lugares legais para conhecer, contam sua historia e adoram saber de onde você é, falam portunhol e inglês, então você não terá problemas para pedir.


Recomendo quando estiverem em Santiago conhecerem o El Galeon, realmente a conta não sai barata, mas não porque é muito caro e sim porque você esta comendo ingredientes que seriam caros em qualquer lugar do mundo, principalmente no Brasil. Mas sem duvida, vale reservar um dinheiro para pelo menos compartir um Centolla e experimentar essa iguaria tão gostosa. Indo em 3 pessoas e comendo: 1 Camarão + 1 Loco + 1 Centolha Media + 2 Refrigerantes, 2 Taças de Vinho e 2 Águas e 2 Cafés, você vai gastar uma media de $ 83,00 (dólares) por pessoa, totalizando $ 250,00 (dólares) os 3. 

Abertura da Centolla:


El Galeon

Mercado Central de Santiago, Locais 26 e 80

Nenhum comentário:

Postar um comentário